Um roteiro de um dia em Dinant, uma das cidades mais lindas da Bélgica.
A Bélgica é um lindo país europeu repleto de cidades turísticas, como Bruxelas, Bruges, Gante e Antuérpia. Uma cidade não tão conhecida dos turistas brasileiros é a pequenina, porém encantadora cidade de Dinant. Por ser uma cidade relativamente pequena, acaba se tornando o destino ideal para um bate-volta de um dia, partindo das principais cidades da Bélgica ou até mesmo de algumas cidades alemãs, que não se localizam tão distantes, como Colônia e Frankfurt.
Procure pelas melhores opções de hospedagem na cidade de Dinant clicando aqui!
Visitamos Dinant em pleno verão europeu, no mês de julho de 2020, em um passeio de carro saíndo de Colônia. Ao chegarmos na cidade, deixamos o carro em um dos inúmeros estacionamentos pagos e nos pusemos a caminhar às margens do rio Mosa, onde se pode encontrar diversos restaurantes e bares, que oferecem tradicionais cervejas belgas.
A cidade de Dinant é famosa por ter sido o local de nascimento, em 6 de novembro de 1814, de Antoine-Joseph "Adolphe" Sax, um inventor de instrumentos musicais e que ali mesmo, no ano de 1840, inventou nada mais nada menos que o saxofone. É possível encontrar pela cidade, vários monumentos em formato de saxofone, homenageando este famoso inventor. Nosso primeiro ponto de visita inclusive foi um desses monumentos, que se localiza em frente a prefeitura da cidade.
Monumento em homenagem ao inventor do saxofone em frente a prefeitura de Dinant
A partir dali cruzamos a principal ponte da cidade sobre o rio Mosa, a Ponte Charles de Gaulle, que leva o nome do general e ex-presidente francês, que liderou os exércitos franceses contra os nazistas alemães durante a segunta guerra mundial. No ano de 2010, foram instalados em cima dessa ponte, 28 saxofones de diferentes cores, homenageando diferentes países, e por este motivo, a ponte é popularmente conhecida como Ponte do Saxofone, remetendo novamente a Adolphe Sax.
Ponte Charles de Gaulle
Ao Cruzar a ponte, encontramos a bela vista das casa coloridas de Dinant e de dois de seus principais pontos turísticos, a Igreja Colegial de Notre Dame e a Cidadela de Dinant.
A foto mais famosa e instagramável de Dinant
A Igreja Colegial de Notre Dame foi construída no século XIII, em estilo gótico com rocha calcária e possui 30 metros de altura. Ela passou por várias avariais durante sua história, sendo a principal delas no ano de 1914, durante a primeira guerra mundial, quando exércitos alemães e franceses travaram uma batalha na cidade, a Batalha de Dinant. Durante essa batalha inclusive os alemães conquistaram o outro monumento da cidade, a cidadela de Dinant.
A cidadela de Dinant é uma fortificação militar construída em 1815 sobre as ruídas de uma antiga fortificação do ano de 1051, localizada no alto de um rochedo com aproximadamente 100 metros de altura e de onde se pode ter uma bela vista da cidade. Existem duas opções para se visitar a cidadela: tomando um teleférico ou subindo os 408 degraus da antiga escadaria que leva ao topo do rochedo. A visita guiada custa 11€ por pessoa.
Em Dinant, também se localizava a antiga abadia Notre-Dame de Leffe, onde no ano de 1240, monges belgas começaram a produzir a cerveja Leffe, que na minha opinião é uma das melhores da Europa. Como já era final de tarde, não tivemos tempo de passar nesse local e escolhemos como nosso último ponto de visitação em Dinant, a Maison Leffe, que é uma espécie de museu da cervejaria. Esse museu é bastante pequeno e a visita não muito interessante, porém ao comprar o ingresso para a visitação, cada pessoa ganha uma taça decorada da cerveja Leffe e tem direito a tomar uma cerveja no final da visita em um bar externo com uma linda vista da cidade, o que acaba por compensar e muito o custo de 7€ por pessoa, que é cobrado para realizar a visita.
Vários rótulos da cerveja Leffe no Maison Leffe
Degustando a Leffe no bar ao final da visita com uma linda vista de Dinant
Opmerkingen